Blog

Dicas

Dicas para preparar o melhor bacalhau da Páscoa

01/04/2017

Além dos ovos de chocolate, o bacalhau é um prato que não pode faltar naquele almoço especial de Páscoa. Para preparar o peixe da melhor maneira, deixando ele tenro e muito saboroso, é preciso conhecer alguns segredinhos. Mais do que uma boa receita, um bom bacalhau precisa de atenção no processo de dessalga e também no cozimento. Quer preparar o bacalhau perfeito para a Páscoa? Então, confira!

Escolhendo uma boa posta

Quando for ao mercado, procure escolher o peixe que esteja mais seco e tenha um tom branco ou amarelo muito claro. Caso existam manchas avermelhadas, marrons, ou mesmo cinzas, isso indica bolor e é sinal de que o peixe não foi bem conservado. A posta do peixe também deve estar coberta de uma fina camada de sal.

Tipos de bacalhau

Existem diferentes tipos de bacalhau que podem ser melhores ou piores, dependendo do tipo da receita. O Gadus morhua, tem carne suculenta, macia e bem clara. É ideal para receitas que precisam da posta inteira do peixe. Já o do tipo Ling (Molva molva) se separa bastante em lascas e é ideal para as preparações no forno ou na panela. Do tipo Saithe, que tem carne mais escura, deve ser usado em refogados e preparações mais rápidas.

Dessalga

Outro detalhe importante para quem quer fazer o bacalhau perfeito é a maneira como realizar a dessalga. O bacalhau deve ser dessalgado em água fria e deve ficar durante todo o processo na geladeira. A água pode ser trocada a cada 6 ou 8 horas. As postas mais grossas, com três a quatro dedos, devem ficar de molho por três dias. Já as mais finas, no máximo, dois. É possível dessalgar seu bacalhau no leite, mas o ideal mesmo é fazer todo o processo usando apenas água. Isso porque o leite nem sempre hidrata totalmente o bacalhau, impedindo que sua carne fique macia e tenra.

Cozinhe apenas uma vez

A carne do bacalhau é bastante delicada. Por isso processos que envolvem o cozimento e depois grelhar, ou mesmo, cozinhar e depois fritar, acabam deixando a carne borrachuda. O ideal é escolher apenas uma forma de cocção e quando se tratar de assar, por exemplo, não ultrapasse os 150°.

 

Gostou dessas dicas? Então não deixe de seguir nosso blog e acompanhe nossas ofertas no WhatsApp diretamente no seu smartphone! Mande uma mensagem para (61) 99159.6168 e receba já!