Blog

Receitas

Ceia de natal: receitas para inovar e conquistar os convidados

17/12/2016

Peru, farofa, arroz com passas, rabanada. Essas são algumas das delícias da ceia de Natal que todo ano estão na mesa das famílias. Com certeza, vale esperar o ano inteiro para degustar esses incríveis pratos, porém, será que não é possível inovar e dar mais sabor ao Natal? Usando ingredientes clássicos que dão o gostinho à ceia de Natal, separamos algumas receitas natalinas que podem dar um toque todo especial para a sua noite. Chame os amigos, a família e acredite no chef que existe dentro de você! Com certeza os elogios não vão faltar! Confira!

Risoto de nozes e castanhas

Que tal trocar o arroz e a tradicional farofa por um maravilhoso risoto para acompanhar o peru? Essa receita é tão cremosa e saborosa que pode até ser servida como prato principal, especialmente para quem tem vegetarianos na família.

Para fazer esse incrível risoto você vai precisar de 1 litro de caldo de legumes. Você pode optar pelos tabletes de caldo concentrado, ou mesmo, pode fazer seu próprio caldo fervendo meia cebola, um dente de alho, um pedaço de salsão, uma cenoura, pimenta do reino e sal a gosto.

Também é preciso duas xícaras de arroz arbóreo, meia xícara de nozes, meia xícara de castanhas de caju picada, uma cebola média picada, dois dentes de alho picados, uma colher de sopa de azeite e queijo parmesão a vontade. É opcional acrescentar uma colher de sopa de manteiga ao final.

Depois de refogar a cebola e o alho, junte as duas xícaras de arroz e vá acrescentando aos poucos o caldo, até o arroz obter uma consistência cremosa. Acrescente sal e pimenta a gosto.  Por último, junte as nozes e as castanhas e o parmesão. Se quiser, acrescente uma colher de manteiga para garantir a consistência mais aveludada para o risoto. Sirva na hora. A receita rende quatro porções.

Peru de Natal diferente

E nem o velho e bom peru vai escapar de uma repaginada! Afinal, ele é a estrela da festa! Essa receita bem diferente leva cogumelos, bacon e cebola, além de um purê de batata doce como acompanhamento! Ela também é uma ótima sugestão para quem quer reaproveitar os restos do peru depois da ceia de Natal.

Primeiramente é preciso assar o peru. Você pode fazer uma marinada com uma xícara de suco de laranja, duas xícaras de vinho branco seco, quatro dentes de alho picados e folhas de louro, sal e pimenta a gosto. Você deve deixar o peru por uma noite antes de assar.

Depois de assado corte o peru em lascas. Em seguida, em uma frigideira frite 200 gramas de bacon, uma cebola cortada em pétalas, 15 cogumelos do tipo paris, uma colher de manteiga, doze damascos em fatia. Refogue todos os ingredientes na frigideira, e reserve uma xícara de nozes picadas, que servirá para finalizar a receita. Junte as lascas de peru e antes de servir cubra com as nozes.

Sirva acompanhado de um purê de batata doce, feito com batata doce cozida, sal e manteiga.

Bruschetta de Panettone

Rabanada é uma delícia e com certeza é uma das sobremesas mais queridas da Ceia de Natal. Mas se a proposta é inovar, essa bruschetta de Panetone pode fazer o maior sucesso!

Para preparar a sua bruschetta de Panetone você vai precisar de 12 fatias de Panetone, suco de meio limão, uma clara, uma xícara de açúcar de confeiteiro, castanha do caju moída e manteiga para untar a forma.

Em uma tigela misture a clara e o açúcar de confeiteiro até obter uma pasta. Aos poucos vá adicionando o suco de limão.  Cubra cada fatia de Panetone com essa pasta e polvilhe com castanha. Leva ao forno pré-aquecido em 180 graus por 15 minutos. Sirva quente e, se possível, acompanhada de uma bola de sorvete de creme. Com certeza todos vão amar!

Vale também usar a criatividade! Juntando ingredientes clássicos e a base de outras receitas, você mesmo pode criar sabores e receitas natalinas incríveis!

Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar nossas ofertas no Whatsapp diretamente no seu smartphone! Mande uma mensagem para (61) 99159.6168 e receba já!